Rússia, oficialmente Federação Russa ou Federação da Rússia, é um país localizado no norte da Eurásia. Com 17 075 400 quilómetros quadrados, a Rússia é o país com maior área do planeta, cobrindo mais de um nono da área terrestre.
Partir à descoberta da Rússia é entrar numa cultura, costumes e histórias que marcaram a actual civilização. Cidade como Moscovo e São Petersburgo estão entre as mais belas do mundo, onde monumentos como o Kremlin e suas Catedrais, as estações do Metro, o Mosteiro de Novodevichy, o Teatro Bolshoi em Moscovo, ou em São Petersburgo o Museu Hermitage, o bairro Dostoiévski, o Palácio de Peterhof… Sem dúvida uma viagem obrigatória!
R�ssia - Pacotes de Viagens
Embaixada Russia em Portugal
Av. das Descobertas, n.º 4, 1400-092 Lisboa
Tel.: (+351) 213-011-606
Vistos: (+351) 93 8531401
Fax: (+351) 213-011-625
e-mail: consul@embrussia.ru http://www.consul.embrussia.ru/pt/
Embaixada Portugal na Russia
Botanitchesky Per. 1
129010 Moscovo, Rússia
(Embaixada)
+7 (495) 981 34 14 (Secção Consular)
+7 (495) 981 34 10 (Secção Consular)
moscovo@mne.pt
Moscovo: A capital da Rússia é actualmente uma das maiores cidades da Europa preservando as suas antigas estruturas.
O Kremlin (e a sua Praça Vermelha de Moscovo), foi centro religioso e residência da nobreza moscovita. Com uma extensão de 28 ha, com 5 portas e 29 torres, que guardam o seu recinto triangular, compreende diversos monumentos de valor universal localizados na Praça das Catedrais. Entre os numerosos museus destaca-se o Palácio das Armaduras, com magníficas colecções históricas. A Praça Vermelha com 75 000m2 é o centro nevrálgico da cidade. É dominado pela Catedral de São Basílio (século XVI), célebre pelas suas coloridas cúpulas em forma de bolbo.
Passeie pelas margens do rio Moskva e Parque Gorki; visite a Catedral da Assunção; o Grande Palácio do Kremlin; a famosa Praça Vermelha; a Catedral de S. Basílio; Catedral da Anunciação ou a Catedral Kazan.
Visite alguns dos principais museus, nomeadamente: o Museu Andrei Rublev (arte russa antiga); Casa-Museu Pushkin; Museu Vladimir Mayakovsky; Museu dos Cosmonautas; Museu Nacional da História.
São Petersburgo: A cidade de São Petersburgo, caracterizada pelos seus canais e mais de 400 pontes, é fruto da iniciativa do czar Pedro I. Ao longo das suas ruas sucedem-se monumentos de estilos barroco e neoclássico, entre os quais se destacam o Museu do Hermitage (colecções de arte do século XIII a XVIII), e os palácios de Inverno, de Mármore, do Almirantado e a Catedral de Kazanskii Sobor.
Igreja de São Salvador do Sangue Derramado: A Igreja de São Salvador, também chamada de Igreja do Sangue Derramado é uma das construções mais incríveis de todo o país.
Palácio de Santa Catarina (século XVIII): Situado a 32km de São Petersburgo o Palácio de Catarina II é uma imponente obra arquitectónica e histórica.
Capital: Moscovo
Moeda: Rublo (RUB)
Visto: À entrada no território russo é obrigatório o preenchimento de formulário de imigração, habitualmente fornecido pelas companhias aéreas durante o voo para a Rússia, e a sua entrega às autoridades de fronteira. O duplicado do formulário deverá ser conservado e devolvido àquelas autoridades à saída da Rússia.
Para viajar para a Rússia é necessária a obtenção, em tempo útil, de um visto junto dos Postos Consulares russos em Portugal, o passaporte ser válido pelo menos para os seis meses seguintes após a data prevista do regresso da Rússia. Não é possível obter um visto à chegada.
Rússia é um país localizado no norte da Eurásia. Com 17 075 400 de quilómetros quadrados, a Rússia é o país com maior área do planeta, cobrindo mais de um nono da área terrestre. É também o nono país mais populoso, com 142 milhões de habitantes. Faz fronteira com os seguintes países, de noroeste para sudeste: Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia e Polónia (ambas através do enclave de Kaliningrado), Bielorrússia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Mongólia e Coreia do Norte. Também tem fronteiras marítimas com o Japão, pelo Mar de Okhotsk, e com os Estados Unidos, pelo Estreito de Bering.
De norte a sul, a planície europeia oriental é revestida maioritariamente pela tundra, florestas de coníferas, pastagens e regiões áridas (no mar Cáspio), enquanto as mudanças na vegetação reflectem as mudanças no clima. A Sibéria suporta uma sequência semelhante, mas coberta em sua maior parte pela taiga. O país possui 41 parques nacionais, 101 reservas biológicas e 40 reservas da biosfera da UNESCO. A Rússia tem as maiores reservas florestais do mundo, conhecidas como “os pulmões da Europa”, perdendo apenas para a Floresta Amazónica, no montante de dióxido de carbono que absorve.
15/002/2022
Os cidadãos portugueses necessitam ter um teste PCR negativo, efectuado no máximo 48h antes da chegada à Rússia. Durante a estadia na Rússia é necessário efectuar um teste PCR a cada 48h, para entrar em museus (Moscovo); museus, restaurantes e hotéis (São Petersburgo). Os testes PCRs são efectuados por pessoal de laboratórios especializados que se desloca ao hotel da estadia. O valor por teste é de cerca de 50 euros por pessoa.
Estas medidas estão em vigor, de momento, até 31 de março.
Medidas implementadas em Portugal
[Atualização: 9 fevereiro]
O governo português tem vindo a tomar todas as medidas de saúde pública necessárias para proteção de toda a população, assim como de quem visita o país.
As medidas em vigor poderão ser revistas de acordo com a evolução da situação epidemiológica.
I – ACESSIBILIDADE
1) Chegar a Portugal por avião
PORTUGAL CONTINENTAL
PERMITIDO
- Países da União Europeia ou de um estado associado ao Espaço Schengen (Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça);
- Brasil, EUA e Reino Unido;
- Países com voos autorizados para viagens não essenciais sob reserva de confirmação de reciprocidade: Arábia Saudita, Barém, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Koweit, Nova Zelândia, Peru, Qatar, República Popular da China, Ruanda e Uruguai, assim como as regiões administrativas de Hong Kong e Macau e ainda Taiwan,
No caso de países não referidos são apenas permitidas “viagens essenciais”, ou seja, as que permitam o trânsito e a entrada em Portugal por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar e por razões de saúde ou por razões humanitárias.
- Obrigatório apresentar
- Certificado Digital COVID da UE na modalidade de vacinação (esquema vacinal completo ou esquema vacinal completo com toma da dose de reforço)
- Certificado Digital COVID da UE, na modalidade de teste ou recuperação,
- ou Certificado de vacinação (esquema vacinal completo ou com toma da dose de reforço) ou certificado de recuperação válido emitido por um país terceiro em condições de reciprocidade: Albânia, Andorra, Arménia, Suíça, Ilhas Faroé, Geórgia, Israel, Islândia, Liechtenstein, Moldávia, Mónaco, Marrocos, Nova Zelândia, Macedónia do Norte, Noruega, Panamá, São Marino, Sérvia, Singapura, Taiwan, Togo, Turquia, Ucrânia, Reino Unido, Vaticano (https://ec.europa.eu/info/live-work-travel-eu/coronavirus-response/safe-covid-19-vaccines-europeans/eu-digital-covid-certificate_en)
Os Certificados de vacinação são aceites se considerarem uma das vacinas aprovadas em Portugal e de acordo com os termos que poderá consultar em "V – INFORMAÇÃO ÚTIL / Vacinação"
- ou Teste RT-PCR negativo (ou teste NAAT similar) - até 72h antes do embarque, ou
- ou Teste Rápido Antigénio laboratorial negativo- até 24h antes do embarque (de acordo com a lista da Comissão Europeia com base na Recomendação do Conselho de 21 de janeiro de 2021 / Adenda ).
- Crianças com menos de 12 anos não precisam de apresentar certificado ou teste.
- É obrigatório a todos os passageiros de voos com destino ou escala em Portugal Continental, incluindo os voos provenientes dos Açores e da Madeira, preencher o Formulário de Localização de Passageiros (Passenger Locator Form) individualmente, de forma eletrónica, disponível em https://portugalcleanandsafe.pt/en/passenger-locator-card, após a realização do check-in e antes da hora de embarque. O QR Code gerado no preenchimento pode ser apresentado em papel ou digital, sem o qual não será possível embarcar.
- São aceites as vacinas autorizadas pela Agência Europeia do Medicamento (https://www.ema.europa.eu/en/human-regulatory/overview/public-health-threats/coronavirus-disease-covid-19/treatments-vaccines/covid-19-vaccines), Sinopharm (Vero Cell), Sinovac (Coronavac), Bharat Biotech International (Covaxin), Verity Pharmaceuticals, Fiocruz e R-Pharm.
Devido às constantes actualizações sobre o tema, aconselhamos a consulta a:
https://www.iatatravelcentre.com/world.php
https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/covid-19-medidas-implementadas-em-portugal
https://www.visitrussia.com/covid19
Nota: as informações acima estão sujeitas a alteração por parte do Governo Russo e Português, sem aviso prévio.